quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

EQÜIDADE DE GÊNERO

Quixadá realiza pesquisa pioneira no país

Como publicado na edição da revista Boas Práticas de Gestão de dezembro de 2007, o município de Quixadá se destaca nacionalmente pela pesquisa que realizou sobre eqüidade de gênero. Confira detalhes sobre o projeto em matéria publicada no último dia 7, no Diário do Nordeste.

Aproximadamente 1,5 mil servidores públicos deste município, situado na região Centro do Estado participam da primeira pesquisa a definir necessidades de gênero entre trabalhadores no Brasil, incluindo suas opções sexuais. Os levantamentos integram um questionário que dará suporte à elaboração do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) das diversas categorias que auxiliam a administração pública local. “A iniciativa é pioneira na América Latina”, afirma a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá, professora Luciene Alves. O resultado final será apresentado em fevereiro.

A radiografia da situação sócio-econômica e de outros aspectos que apontam as diferenças de remuneração e necessidades de direitos entre homens e mulheres que atuam nas 13 secretarias e departamentos públicos de Quixadá não irá expor a identidade pessoal dos entrevistados. A garantia é feita pelo Sindsep, Inape e Prefeitura de Quixadá. Na planilha constarão apenas os dados gerais de funcionários ativos e aposentados. Terceirizados não foram incluídos. Representam 20% dos efetivos.

O censo municipal está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Assessoria Projetos e Eventos (Inape). A coordenadora do projeto e diretora executiva do Instituto, Haline Cordeiro, pretende concluir os trabalhos de pesquisa até a segunda semana de janeiro. Ela explica que a inclusão das questões que abordam as diferenças de gênero dos servidores, dentre elas o relacionamento e interesse por parceiros do mesmo sexo atendem recomendação da Internacional de Serviços Públicos (ISP), uma federação sindical de serviços públicos com filiados em 154 países.

A expectativa dos servidores é de que a pesquisa realizada por alunos secundaristas da rede pública desde novembro passado reflita a realidade enfrentada pela categoria e funcione como um dicionário de necessidades a serem compreendidas e atendidas pela prefeitura. Alguns dos entrevistados chegaram até a desconfiar de que a abordagem teria por objetivo a punição dos que realizam outras atividades econômicas e até suas predileções político-partidárias. Mas a maioria acredita que o questionário contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento de políticas de amparo à categoria no município.

O vice-prefeito de Quixadá, Cristiano Góes, garante que o anseio das centenas de trabalhadores municipais será atendido. O primeiro passo foi dado com o lançamento do programa de Valorização Municipal dos Servidores (Vamus).

Eqüidade
Quixadá foi a primeira cidade do Brasil a implantar um Comitê de Eqüidade de Remuneração entre gêneros. O processo ocorreu em janeiro do ano passado. Constituído por membros do poder executivo municipal e servidores da prefeitur, a comissão especial passou a funcionar como instrumento legítimo de reivindicação pela igualdade de direitos remunerativos das mulheres no Município, corrigir distorções e igualar a remuneração.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário: