sábado, 28 de novembro de 2009

A música cearense recebe homenagem da assembleia



Os músicos cearenses foram homenageados nesta sexta-feira (27/11), durante solenidade no Plenário 13 de Maio, pela passagem do Dia do Músico, celebrado em 22 de outubro. O deputado Tomás Figueiredo (PSDB), autor da homenagem destacou o papel do músico, como fundamental para a “democratização da cultura”.


Na sessão solene, que contou com a apresentação da banda de música do colégio Piamarta, foram também tocadas canções pelo Grupo Musical Cearc, de Guaiúba. Receberam placas comemorativas em homenagem, sete músicos: o maestro Costa Holanda; o compositor e cantor Francisco Lira Peixoto; o repentista Geraldo Amâncio; o cantor Messias Holanda; o maestro Orlando Leite; o acordeonista Rodolfo Forte e a maestrina Vanda Ribeiro Costa.

O músico e Secretário de Cultura do município de Guaiúba Rodolfo Forte falou em nome dos homenageados. “Nós que somos músicos devemos manter o nosso bem estar, nossa conduta deve ser pautada na vida de pessoas que tiveram a música como referência maior”, disse.Essa homenagem ela retrata a sensibilidade e a prática da justiça, temos homenageados representando a música cearense, onde cantam e encantam com sensibilidade nas escolhas, e levar acima de tudo o aplauso que é necessário para essas figuras que representam a alma da sociedade, deste mundo cheio de desafios.

Participaram da cerimônia o presidente da Fundação de Teleducação da TV Ceará (Funtelc), Augusto César Ponte Benevides; a professora conferencista, doutora em música, Elba Braga Ramalho; a professora de Arte da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiza de Teododo Vieira, a ex-deputada estadual Cândida Figueiredo; além de cantores e compositores do Estado.

Nenhum comentário: