segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

104 municípios ainda recebem ajuda da Defesa Civil




Às vésperas de mais uma quadra chuvosa, a Defesa Civil ainda trabalha para minimizar os estragos das chuvas do ano passado. Em 104 municípios cearenses, ainda há ações como fortalecimento da parede de barragens, construção de casas, conserto de bueiros e reconstrução de estradas. A previsão é de que até dia 18 de fevereiro todas as obras estejam finalizadas, segundo informa o coronel William Lopes, comandante executivo da Defesa Civil do Estado do Ceará, que é vinculada ao Corpo de Bombeiros.



O que gera preocupação é que, em fevereiro, já começa a quadra chuvosa. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) só divulgará o prognóstico para este ano no próximo dia 20, mas já anunciou que as chuvas serão irregulares. Ou seja, em algumas regiões choverá mais do que em outras.

No entanto, o coronel William garante que as obras estão no prazo programado. De acordo com ele, os serviços foram planejados para que terminassem antes de a quadra chuvosa se intensificar. ``A previsão para terminar essas ações é no começo de fevereiro, já que entendemos que a quadra chuvosa já chega na segunda quinzena de fevereiro``, reforça.

Ainda há seis barragens passando por reformas no Ceará: Itaúna (em Coreaú), Angicos (em Coreaú), Flor do Campo (em Novo Oriente), Jaburu I (em Ubajara), Sousa (em Canindé), Vieirão (em Boa Viagem) e Cipoada (em Morada Nova). Dentre as obras, estão a construção e a reconstrução da parede do açude.

Nenhum comentário: