quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O município de Iguatu expande área do cultivo de uva




A produção de uva vem mudando a paisagem do sertão na região Centro-Sul, no município de Iguatu. Uma área está em fase de colheita dos frutos e outras em desenvolvimento da cultura. Os produtores rurais que investiram em implantação de parreirais estão satisfeitos com a renda obtida na comercialização. Em 2009, foram implantados mais três hectares, dobrando a área de cultivo que foi iniciado em 2007.


No Sítio Lagoa Seca, zona rural deste município, os trabalhadores fazem a colheita de uva das variedades Itália Melhorada (verde) e Benitaka Brasil (roxa), numa área de dois hectares. O trabalho prossegue até o próximo mês de março. Esta é a terceira colheita da unidade produtora. O produtor Francisco Antônio Ferreira de Souza, mais conhecido por Fran, um dos pioneiros na produção da cultura, está otimista com o desenvolvimento do plantio e satisfeito com o resultado obtido.

De acordo com a previsão do produtor, nesta safra de verão serão colhidas 30 toneladas. Desde a primeira colheita, a produção é crescente. "Neste ano, vamos recuperar o investimento de R$ 80 mil na implantação do parreiral", prevê o produtor Fran de Souza. "O nosso projeto deu certo e vou ampliar a área de produção em mais um hectare", afirma.

Nenhum comentário: